terça-feira, 8 de junho de 2010

o jovem e as eleições

Mais uma eleição se aproxima e também mais uma vez é feita a pergunta: Como promover uma maior participação do jovem na política? Fazer o título eleitoral e votar são apenas os primeiros passos para a concretização da participação do jovem nesse cenário. Mas como fazê-lo compreender que ele precisa estar mais presente nas decisões e conhecer melhor a máquina do Estado. Uma forma infalível é a informação. Saber quem são os candidatos é fundamental, mesmo que sejam nomes badalados pela mídia ou pela história. Conhecer como funcionam os poderes Executivo e Legislativo, principalmente. Pois assim, o jovem eleitor terá contato com as leis. É preciso estar atento ao movimento das plataformas dos candidatos: o que é possível e o que falácia.
O meu discurso não é novo. Mas a consciência é um exercício permanente. Não adianta exigir dos governantes um posicionamento que o próprio eleitor não tem. Este processo de eleições começa por cada um de nós e, num crescente, se fizermos tudo conforme o que prega a democracia no Brasil, com certeza, começaremos a ver resultados diferentes.
Para os meninos e meninas que estão se preparando para o vestibular, que tal desenvolver uma dissertação de 30 linhas sobre o tema.

Professora Márcia Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário